sábado, 30 de agosto de 2008

Filmes do Ciclo Alain Resnais


VAN GOGH
1948, p&b, 35mm, 8 min
Roteiro: Gaston Diehl e Robert Hessens. Texto: Gaston Diehl.
Evocação da vida e obra do pintor Vincent Van Gogh, partindo unicamente de suas telas. O mundo interior do pintor é explorado através de suas próprias imagens e personagens.

PAUL GAUGUIN
1950, p&b, 35mm, 12min
Roteiro: Gaston Diehl. Texto: Gaston Diehl e os escritos de Paul Gauguin.
Seguindo o mesmo princípio de Van Gogh, a vida e a obra de Gauguin são evocadas a partir de suas próprias telas.

GUERNICA
1950-51, p&b, 35mm, 13 min
ireção: Alain Resnais e Robert Hessens. Texto: Paul Éluard.
O bombardeamento da cidade de Guernica pela aviação nazista, em favor de Franco, é evocado através do afresco de Picasso e de
outras de suas obras.

AS ESTÁTUAS TAMBÉM MORREM | LES STATUES MEURENT AUSSI
1950-53, p&b, 35mm, 29 min
Direção: Alain Resnais e Chris Marker. Texto: Chris Marker.
Um documentário sobre a arte negra torna-se um panfleto anti-colonialista e anti-racista. Neste potente poema, ritmado pelas formas das estátuas africanas e pelo texto de Chris Marker, expõe-se a opressão e a destruição de uma arte e de um povo por outro povo.

NOITE E NEVOEIRO | NUIT ET BROUILLARD
1955, cor e p&b, 35mm, 32 min
Direção: Alain Resnais. Texto: Jean Cayrol.
Um filme sobre os campos de concentração nazistas, encomendado pelo Comitê de História da Segunda Guerra Mundial. As paisagens serenas e coloridas do presente procuram esconder, por trás das flores e da grama verde, horrores passados e futuros.

TODA A MEMÓRIA DO MUNDO | TOUTE LA MÉMOIRE DU MONDE
1956, p&b, 35mm, 22 min
Roteiro: Rémo Forlani.
Nas entranhas da Biblioteca Nacional, quem sabe qual será, amanhã, o testemunho mais confiável de nossa civilização? De corredor em corredor, de livro em livro, desdobra-se o labirinto.

O CANTO DO ESTIRENO | LE CHANT DU STYRÈNE
1958, cor, 35mm, 14 min
Texto: Raymond Queneau.
Documentário sobre a fabricação da matéria plástica, no qual a narração em versos alexandrinos de Raymond Queneau alia-se à tela larga do cinemascope.

HIROSHIMA, MEU AMOR | HIROSHIMA MON AMOUR
1959, p&b, 35mm, 90 min
Roteiro: Marguerite Duras.
Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele (Hiroshima) e ela (Nevers) tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.

O ANO PASSADO EM MARIENBAD | L'ANNÉE DERNIÈRE À MARIENBAD
1961, p&b, 35mm, 93 min
Roteiro: Alain Robbe-Grillet.
Num imenso e luxuoso palácio barroco, transformado em hotel (e em labirinto espaço-temporal), entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugir consigo. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Entretanto, parece difícil fazê-la lembrar de que tiveram um caso (ou que não tiveram) no ano passado, em Marienbad – ou seria Frederiksbad?

MURIEL OU O TEMPO DE UM RETORNO | MURIEL OU LE TEMPS D'UM RETOUR
1963, cor, 35mm, 116 min
Roteiro: Jean Cayrol.
Uma jovem viúva, Hélène, dona de um antiquário na cidade reconstruída e mal cicratizada de Boulogne-sur-Mer, sonha em rever sua grande paixão adolescente, sem saber que ele se tornou um homem medíocre. Enquanto isso, seu enteado tem seu espírito dominado pelas lembranças de Muriel, uma moça torturada na Argélia, durante a guerra.

A GUERRA ACABOU | LA GUERRE EST FINIE
1966, p&b, 35mm, 121 min
Roteiro: Jorge Semprun.
Diego, militante comunista espanhol, habituado às passagens de fronteira para missões clandestinas, retorna a Paris, onde vive com um nome falso, na tentativa de encontrar um de seus companheiros e impedi-lo de voltar a Madri, onde poderá ser preso pela polícia franquista.

EU TE AMO, EU TE AMO | JE T'AIME JE T'AIME
1968, cor, 35mm, 91 min
Roteiro: Jacques Sternberg.
Após uma tentativa de suicídio, Claude Ridder é selecionado para participar de uma experiência científica de viagem no tempo que só havia sido testada em ratos. Ele é enviado a um ano antes, onde se encontra feliz, ao lado de sua mulher, Catrine. Mas algo errado na experiência faz com que ele reviva momentos de seu passado em ordem aleatória.

STAVISKY...
1974, cor, 35mm, 115 min
Roteiro: Jorge Semprun.
Enquanto Trótski obtém asilo político em território francês, o industrial e escroque Serge Alexandre, na pele de Stavisky, com seu charme e talento irresistíveis, consegue estar sempre cercado de muitos amigos, dentre eles, membros influentes da elite industrial e política francesa do começo dos anos 30. Mas quando seu grande golpe, envolvendo milhões de francos, é exposto, o resultado é um escândalo que quase leva a uma guerra civil.

PROVIDENCE
1976, cor, 35mm, 110 min
Roteiro: David Mercer.
Numa noite de insônia, Clive Langham, um velho escritor, embriagado e doente, embaralha o imaginário de seu próximo romance à realidade, “encenando” situações inusitadas com membros de sua própria família: o suicídio de sua esposa, um processo judiciário opondo seus dois filhos, execuções sumárias por membros de uma milícia etc.

MEU TIO DA AMÉRICA | MON ONCLE D'AMÉRIQUE
1980, cor, 35mm, 125 min
Roteiro: Jean Gruault.
Os destinos cruzados de três personagens sob o olhar de uma quarta cobaia: o biólogo Henri Laborit, que explica sua própria teoria sobre como o ambiente interfere na formação da personalidade dos seres humanos. Mas desta vez, ao invés de ratos de laboratório, os objetos de investigação são dois homens e uma mulher, de cidades, origens sociais e famílias diferentes, cujas vidas são acompanhadas desde a infância até a fase adulta.

A VIDA É UM ROMANCE | LA VIE EST UM ROMAN
1983, cor, 35mm, 111 min
Roteiro: Jean Gruault.
Um utopista constrói o Templo da Felicidade nos anos 1910, onde se realiza um experimento que busca criar uma sociedade perfeita na qual as angústias poderiam ser excluídas da vida cotidiana. Setenta anos mais tarde, um colóquio sobre a educação é organizado nesse mesmo local, enquanto que três crianças imaginam uma lenda medieval.

MORRER DE AMOR | L'AMOUR À MORT
1984, cor, 35mm, 92 min
Roteiro: Jean Gruault.
Elisabeth e Simon estão profundamente apaixonados por dois meses, quando Simon momentaneamente morre, mas volta à vida. Simon não quer promover nenhum teste médico, mas o casal é forçado a lutar contra a possibilidade de sua morte.


MELÔ | MÉLO
1986, cor, 35mm, 112 min
Roteiro: Henri Bernstern.
Na Paris dos anos 20, Romaine, esposa de um violinista de orquestra, fica fascinada por um amigo de juventude de seu marido, Marcel Blanc, um solista de carreira internacional que vem jantar em sua casa. Apaixonada por ele, ela instiga seu relacionamento amoroso, mesmo quando seu marido, Pierre, fica doente. Romaine chega a dar a Pierre um tratamento que piora sua doença, mas depois reconsidera a traição. Três anos depois, Pierre cobra de Marcel a verdade. Adaptação de uma peça de Henry Bernstein, de 1929.

QUERO IR PRA CASA | I WANT TO GO HOME
1989, cor, 35mm, 105 min
Roteiro: Jules Feiffer.
Joey Wellman, um cartunista americano ranzinza, aceita o convite para uma exposição em Paris, porque sua filha Elsie está estudando na cidade. Ele logo quer voltar para casa, pois o choque cultural é quase intolerável para ele. Até que o professor Christian Gauthier, apaixonado pela cultura americana, convida Joey e outros americanos para um fim de semana na casa de sua mãe. Elsie chega à reunião e se surpreende ao ver seu pai sendo sutilmente seduzido pela cultura francesa.

SMOKING / NO SMOKING
1993, cor, 35mm, 140 e 144 min
Roteiro: Jean-Pierre Bacri e Agnès Jaoui.
Oito histórias diferentes que tratam da vida de cinco mulheres, todas interpretadas por uma só atriz, e quatro homens, também interpretados pelo mesmo ator, a partir das possíveis escolhas determinantes que cada um pode fazer em sua vida, capazes de mudar inteiramente seus destinos. Adaptação da peça Intimate Exchanges (1982) de Alan Ayckbourn.

AMORES PARISIENSES | ON CONNAÎT LA CHANSON
1997, cor, 35mm, 120 min
Roteiro: Agnes Jaoui e Jean-Pierre Bacri.
Odile está à procura de um apartamento maior e sua irmã Camille acaba se apaixonando pelo corretor do novo apartamento. Agentes imobiliários, proprietários, uma doutoranda e um amigo de juventude em limosine: cada um busca sua casa ou a si mesmo, entre canções e canções populares de outrora...


NA BOCA, NÃO | PAS SUR LA BOUCHE
2003, cor, 35mm, 116 min
Um próspero industrial de metalurgia, Georges Valandrey, é casado com Gilberte e acha que é seu primeiro homem. Gilberte esconde-lhe que já havia sido casada, com o americano Eric Thomson e que quebrou seus votos porque este não suportava ser beijado na boca. Por um conjunto de circunstâncias extraordinárias, Georges convida Eric para jantar em sua casa, para tratarem de negócios. Enquanto isso, o jovem artista Charly persegue Gilberte, mas a irmã desta, Arlette, tenta casá-lo com a jovem Huguette. Baseado na opereta cômica Pas sur la Bouche!, de 1925.


COEURS | MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS
2006, cor, 35mm, 122 min
Roteiro: Alan Ayckbourn e Jean-Michel Ribes.

Em Paris, três homens e três mulheres que não se conhecem vivem no mesmo bairro. Todos são pessoas solitárias, com destinos que ora se cruzam, ora se afastam, cujas vidas interagem durante quatro dias. Adaptação de uma peça de Alan Ayckbourn (2004).

ABORDANDO ALAIN RESNAIS, UM REVOLUCIONÁRIO DISCRETO |
UNE APPROCHE D’ALAIN RESNAIS, RÉVOLUTIONNAIRE DISCRET
1980, p&b e cor, 59 min
Direção e Roteiro: Michel Le Clerc
A carreira de Alain Resnais até Meu tio da América, com os testemunhos de seus roteiristas e dos que o conheceram nos anos 1940 e 1950.

O ATELIER DE ALAIN RESNAIS: EM TORNO DE AMORES PARISIENSES| L’ATELIER D’ALAIN RESNAIS: AUTOUR D’ON CONNAÎT LA CHANSON
1997, cor, 50 min
Direção: François Thomas
Os métodos de trabalho de Resnais são expostos por seus colaboradores, da escrita do roteiro à partitura musical. Neste documentário, Resnais define o cinema como uma arte de ateliê.

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