segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cinema, Pensamento e Clínica

Iniciaremos nesta próxima quinta (14/04/2008) os encontros do curso modular, pela Escola Nômade, que seguirá em busca das fronteiras movediças entre o cinema e a clínica. No percurso seremos acompanhados de Deleuze, Bergson e Nietzsche, além de vários cineastas que saltarão da história como clínicos da civilização e pensadores dos modos criativos de viver.

Seguem o mapa e a linha de partida:

Análise fílmica e disucussão da obra de diferentes cineastas em suas intercessões com o pensamento de Deleuze, Bergson e Nietzsche. Apresentação da semiótica imagética deleuziana, a partir dos conceitos de imagem, narrativa, movimento e tempo. Hibridações de cinema e clínica: tornamentos e personagens fabulosos.

Módulo : A imagem em crise
A semiótica imagética
Hitchcock, Rosselini e Welles
Dividuais, afrouxamentos e presentificações
Cinema: movimento e tempo

Conteúdo Programado:
Imagem e narrativa; semiótica imagética deleuziana; taxonomia das imagens: imagens-movimento e imagens-tempo; processos imaginários, imagéticos e imaginativos no cinema; narrativas verídicas e narrativas falsificantes; cinemas fechados, cinemas abertos, cinema nômade; problematização, dividuais, tendências materiais e espirituais no cinema; espaço-tempo diegético e imagético; limiares fronteiriços entre o ficcional, o documental e o experimental: a zona de indiscernibilidade; plano, enquadramento e montagem; ritmo, polifonia, modos e qualidades documentais; “Simul-ações” e “Docu-mentiras”; potência do falso, fabulação e discurso indireto livre; “cine-matéria” , “cine-olho”, “cine-verdade”, “cine-transe”, “cine-memória” , “cine-clínica”; as mnemotécnicas dos personagens fabulosos; poéticas híbridas e hibridações de cinema e clínica; performatizações: ínstase e êxtase, encontro e ato; tornamentos, autopoiesis e auto-mise en scène cine-clínica.

Filmografia Programada
14/08/08 - Janela Indiscreta
28/08/08 - Um corpo que cai
11/09/08 - Os Pássaros
25/09/08 - Roma, Cidade Aberta
09/10/08 - Paisá
23/10/08 - Alemanha, Ano Zero
06/11/08 - Cidadão Kane
20/11/08 - A Marca da Maldade
04/12/08 - A Dama de Shangai

Módulo: A imagem em crise
Data de início: 14 de agosto de 2008
Horário: quinzenal, às quintas-feiras, das 19:30 às 22:30 hs
Local: Rua Cincinato Braga, 463 / 21 (Metrô Brigadeiro) São Paulo - SP
Duração: indeterminada (este módulo, de agosto a dezembro de 2008)

Nenhum comentário: