sábado, 26 de dezembro de 2009

Transcinema

"Conceituamos como transcinema uma imagem pensada para gerar ou criar uma
construção de espaço-tempo cinematográfico em que a presença do participador
ativa a trama que se desenvolve. Transcinema é uma forma híbrida entre a
experiência das artes visuais e do cinema na criação de um envolvimento sensorial
para o espectador que como participador do filme produz a própria montagem,
define velocidades, cores, diálogos em um fluxo combinatório, experimentando
sensorialmente as imagens espacializadas, de múltiplos pontos de vista. Transcinema
é o cinema como interface, isto é, como uma superfície em que podemos ir através." Katia Maciel

Live Cinema

Live Cinema é o Cinema que acontece ao vivo. É uma performance audiovisual onde o próprio diretor, realizador, performer ou artista executa o seu 'filme' ali, na frente da platéia.


Imagine o artista poder mudar o final do seu 'filme', simular novas imagens e sons, novas sequências e acima de tudo criar diferentes narrativas, baseadas na reação que a platéia tem diante da obra. Pois bem, isso é o Live Cinema.


No Live Cinema os artistas - que apresentam seus trabalhos na forma de composições audiovisuais, remixes de filmes consagrados e/ou em obras experimentais de investigação conceitual ou de linguagem - não concebem mais uma obra acabada, mas uma possibilidade de articulação de seus elementos em combinações e re-combinações que nunca se repetem criando uma obra/ experiência/ performance audiovisual única e intransferível.

Imagem-Relação

"A imagem-relação é uma imagem mental, a figura de pensamento pela qual o mental é introduzido na imagem. Portanto, designa relações naturais; aponta para seu objeto em virtude de uma lei; rompe os elos sensoriais motores, ultrapassando as próprias relações e já não se deixando mais exprimir em termos de movimento, mas abrindo-se diretamente sobre o tempo." Gilles Deleuze

Imagem-Reflexão

"Imagem intermediária entre a ação e a relação, que em vez de apontar para o seu objeto, reflete outro (imagem cenográfica ou plástica); ou então que reflete o seu próprio objeto, mas invertendo-o (imagem inversa); ou então que reflete diretamente o seu objeto (imagem-discursiva)." Gilles Deleuze

Imagem-Pulsão

"Imagem intermediária entre a afecção e a ação, que é composta por sintomas (qualidades ou potências relacionadas a um mundo originário) e fetiches (bocados arrancados pela pulsão a um meio real, e correspondente ao mundo originári0)." Gilles Deleuze

Imagem-Afecção

"O que ocupa o hiato entre uma ação e uma reação, o que absorve uma ação exterior e reage ao interior" Gilles Deleuze

Imagem-Ação

"Reação do centro ao conjunto." Gilles Deleuze

Imagem-Percepção

" Conjunto de elementos que agem sobre um centro, e que variam em relação a ele" Gilles Deleuze

Imagem-Movimento

"Conjunto acentrado de elementos variáveis que agem e reagem uns sobre os outros." Gilles Deleuze

Quasi-Cinema

"Trata-se de acelerar e multiplicar as montagens cinema, ao incorporar e fragmentar a linguagem como processo não-linear e não-acabado." Hélio Oiticica

Program in Progress

Refere-se à ausência de continuidade entre uma experiência e outra, insiste na idéia de seriação e de incompletude permanente da obra, sempre em desenvolvimento e aberta ao participador.

Relacional

Imagem-relação = uma imagem que se constitui a partir da relação de um expectador implicado em seu processo de recepção

Suprasensorial

"Para mim toda arte chega a isto: a necessidade de um significado Suprasensorial da vida, em transformar os processos de arte em sensação de vida." Hélio Oiticica

Participador

Conceito criado por Hélio Oiticia para caracterizar o expectador como parte da obra. Sem a participação do expectador, a obra não existe. Por exemplo, sem que seja vestido, um parangolé é apenas uma capa pendurado num cabide
Quasi = como ou do mesmo modo que

Modelagem

"Suprima radicalmente as intenções nos seus modelos" Robert Bresson

Modelos

"Modelos que se tornaram automáticos (tudo pesado, medido, cronometrado, repetido dez, vinte vezes) e soltos no meio dos acontecimentos do seu filme, suas relações com as pessoas e os objetos em torno deles serão precisas, pois não foram pensadas." Robert Bresson

O Relacional

"Criar não é deformar ou inventar pessoas e coisa.s É estabelecer entre pessoas e coisas que existem e tais como elas existem, novas relações." Robert Bresson

Live Cinema