terça-feira, 24 de junho de 2008

Sobre o Coletivo Kaosmos




O Coletivo Kaosmos atua no mercado cultural e de tecnologia da informação. Trabalhamos no encontro da Internet e das tecnologias livres com a experimentação e a produção audiovisual, buscando inventar e afirmar novos modos de viver a vida, a partir de um horizonte ético, estético e político . Através da formação de redes sociais e compartilhamento de conhecimento, potencializamos a apropriação tecnológica como meio de produção de máquinas expressivas singulares. Temos como eixos:
  • a apropriação tecnológica
  • o software livre
  • a publicização do privado
  • a ocupação da Internet
  • a expressão de modos de vida em vídeo
  • a hibridação de cinema, pensamento e clínica

domingo, 22 de junho de 2008

Cinema Nômade com Eric Rohmer

MARQUESA DE Ó




Eric Rohmer nos propõe um vaivém entre palavras e imagens. Falsamente teatral e falsamente literária, sua obra arranca da linguagem uma certa afasia: o ato de fala como fundador, como fabulador é que funda o silêncio no falado e que faz deste cinema, um cinema mudo. Com "A Marquesa de O" mais uma vez é o corpo feminino que sofre fragmentações. É em nome de um pudor que não existe, que a verdade precisaria então de muitos disfarces, invertendo valores que seriam intoleráveis: é você, marquesa, que está grávida de sua própria consciência. Em um de seus provérbios, Rohmer diria que só escolhe bem aquele que é escolhido. A efetiva escolha, que consiste em escolher a própria escolha, é suposta retornar e dar-nos tudo. É por isso que ela contribui para que ao abandonar da noiva, ele nos seja entregue por inteiro: "Eu a amo de forma sublime, extraordinária. Eu a amo. Não é uma simples inclinação." Os enquadramentos obcecantes da "Marquesa de O" são mais um dos modos com que Rohmer irá fazer da câmera uma consciência formal ética capaz de nos levar a uma imagem indireta livre do mundo e, ao mesmo tempo, a um ponto comum entre o cinema e a literatura. Mas não seria isto mesmo o que constitui o estatuto singular da imagem áudio-visual moderna: uma dissociação do visual e do sonoro, em heutonomia e incomensurabilidade? A imagem visual e sonora estão, enfim, em uma relação muito especial: relação indireta livre que não se propõe o menor todo

domingo, 1 de junho de 2008

Novo Video Tutoriais Do Cinelerra


O Cinelerra é um software livre de edição de video profissional para plataforma Linux.
Esta ferramenta tem sido fundamental para a produção de videos no coletivo Kaomos. Foi a primeiro investimento de apropriação tecnológica deste coletivo que pretende se aprofundo no multiverso criativo da arte digital.
Estes videos tutoriais são uma contribuição preciosa para os que querem se iniciar neste movimento videográfico e estão disponíveis no link abaixo:

http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=cinelerraVideoTutoriais

Outras informações podem ser obtidas no portal do estúdio livre:

http://www.estudiolivre.org