terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cinema Expandido


“O ponto que quero deixar claro aqui é ainda vital para uma compreensão da função da arte no ambiente, embora ela seja ignorada pela maioria dos críticos de cinema É a idéia de que o homem esta imerso em um ambiente rede intermídia.

Assim que tivermos concordado sobre isso, torna-se imediatamente evidente que a estrutura e os teores do cinema popular é uma questão de importância crucial, ou pelo menos tão séria como a maior parte das questões políticas tratadas pelos artistas.
O cinema não é apenas algo de dentro do ambiente. A rede intermídia do cinema, televisão, rádio, revistas, livros e jornais são o nosso meio ambiente, um ambiente-serviço que transporta as mensagens do organismo social. Estabelece significado na vida, cria canais de mediação entre o homem e o próprio homem, entre o homem e a sociedade.
Nós temos visto a necessidade na criação de novos conceitos. Ainda que sejam conceitos que estão em processo de expansão e em fase embrionária em comparação com as linguagens predominantes. Num mundo onde a mudança é a única constante, fica óbvio que não podemos dar ao luxo de confiar na tradicional linguagem cinematográfica. O mundo mudou incomensuravelmente nos anos 70 desde o nascimento do cinema: “mundo” agora, inclui o microcosmo do átomo e o macrocosmo do universo em um espectro.” Gene Youngblood
Duas definições:

'Expanded cinema' was a term used to describe films presented on many screens simultaneously. Its aim was to make visible aspects of the medium normally employed 'transparently'. It demanded that the spectator reflect on the means of image-making.
in http://www.tate.org.uk/britain/artistsfilm/programme2/expandedcinema.htm

“Expanded cinema”, i.e. the expansion of the commonplace form of film on the open stage or within a space, through which the commercial-conventional sequence of filmmaking – shooting, editing (montage), and projection – is broken up (...). Today, expanded cinema is the electronic, digital cinema, the simulation of space and time, the simulation of reality. The expanded cinema of the 1960s, as part of the alternative or independent cinema, was an analysis carried out in order to discover and realise new forms of communication, the deconstruction of a dominant reality.
in http://www.sensesofcinema.com/contents/03/28/expanded_cinema.html

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