VAN GOGH
1948, p&b, 35mm, 8 min
Roteiro: Gaston Diehl e Robert Hessens. Texto: Gaston Diehl.
PAUL GAUGUIN
1950, p&b, 35mm, 12min
Roteiro: Gaston Diehl. Texto: Gaston Diehl e os escritos de Paul Gauguin.
Seguindo o mesmo princípio de Van Gogh, a vida e a obra de Gauguin são evocadas a partir de suas próprias telas.
AS ESTÁTUAS TAMBÉM MORREM | LES STATUES MEURENT AUSSI
1950-53, p&b, 35mm, 29 min
Direção: Alain Resnais e Chris Marker. Texto: Chris Marker.
Um documentário sobre a arte negra torna-se um panfleto anti-colonialista e anti-racista. Neste potente poema, ritmado pelas formas das estátuas africanas e pelo texto de Chris Marker, expõe-se a opressão e a destruição de uma arte e de um povo por outro povo.
NOITE E NEVOEIRO | NUIT ET BROUILLARD
1955, cor e p&b, 35mm, 32 min
Direção: Alain Resnais. Texto: Jean Cayrol.
Um filme sobre os campos de concentração nazistas, encomendado pelo Comitê de História da Segunda Guerra Mundial. As paisagens serenas e coloridas do presente procuram esconder, por trás das flores e da grama verde, horrores passados e futuros.
TODA A MEMÓRIA DO MUNDO | TOUTE LA MÉMOIRE DU MONDE
1956, p&b, 35mm, 22 min
Roteiro: Rémo Forlani.
Nas entranhas da Biblioteca Nacional, quem sabe qual será, amanhã, o testemunho mais confiável de nossa civilização? De corredor em corredor, de livro em livro, desdobra-se o labirinto.
O CANTO DO ESTIRENO | LE CHANT DU STYRÈNE
1958, cor, 35mm, 14 min
Texto: Raymond Queneau.
Documentário sobre a fabricação da matéria plástica, no qual a narração em versos alexandrinos de Raymond Queneau alia-se à tela larga do cinemascope.
HIROSHIMA, MEU AMOR | HIROSHIMA MON AMOUR
1959, p&b, 35mm, 90 min
Roteiro: Marguerite Duras.
Durante sua participação num filme sobre a paz, rodado em Hiroshima, uma atriz francesa tem uma aventura amorosa com um japonês, o que reaviva nela lembranças de uma trágica paixão durante a Ocupação. Entre o passado de guerra e o presente de incertezas, ele (Hiroshima) e ela (Nevers) tentam tornar imortal este encontro fortuito, através da mistura de tempos, recordações e corpos.
MELÔ | MÉLO
1986, cor, 35mm, 112 min
Roteiro: Henri Bernstern.
Na Paris dos anos 20, Romaine, esposa de um violinista de orquestra, fica fascinada por um amigo de juventude de seu marido, Marcel Blanc, um solista de carreira internacional que vem jantar em sua casa. Apaixonada por ele, ela instiga seu relacionamento amoroso, mesmo quando seu marido, Pierre, fica doente. Romaine chega a dar a Pierre um tratamento que piora sua doença, mas depois reconsidera a traição. Três anos depois, Pierre cobra de Marcel a verdade. Adaptação de uma peça de Henry Bernstein, de 1929.
QUERO IR PRA CASA | I WANT TO GO HOME
1989, cor, 35mm, 105 min
Roteiro: Jules Feiffer.
Joey Wellman, um cartunista americano ranzinza, aceita o convite para uma exposição em Paris, porque sua filha Elsie está estudando na cidade. Ele logo quer voltar para casa, pois o choque cultural é quase intolerável para ele. Até que o professor Christian Gauthier, apaixonado pela cultura americana, convida Joey e outros americanos para um fim de semana na casa de sua mãe. Elsie chega à reunião e se surpreende ao ver seu pai sendo sutilmente seduzido pela cultura francesa.
SMOKING / NO SMOKING
1993, cor, 35mm, 140 e 144 min
Roteiro: Jean-Pierre Bacri e Agnès Jaoui.
Oito histórias diferentes que tratam da vida de cinco mulheres, todas interpretadas por uma só atriz, e quatro homens, também interpretados pelo mesmo ator, a partir das possíveis escolhas determinantes que cada um pode fazer em sua vida, capazes de mudar inteiramente seus destinos. Adaptação da peça Intimate Exchanges (1982) de Alan Ayckbourn.
AMORES PARISIENSES | ON CONNAÎT LA CHANSON
1997, cor, 35mm, 120 min
Roteiro: Agnes Jaoui e Jean-Pierre Bacri.
Odile está à procura de um apartamento maior e sua irmã Camille acaba se apaixonando pelo corretor do novo apartamento. Agentes imobiliários, proprietários, uma doutoranda e um amigo de juventude em limosine: cada um busca sua casa ou a si mesmo, entre canções e canções populares de outrora...
NA BOCA, NÃO | PAS SUR LA BOUCHE
2003, cor, 35mm, 116 min
Um próspero industrial de metalurgia, Georges Valandrey, é casado com Gilberte e acha que é seu primeiro homem. Gilberte esconde-lhe que já havia sido casada, com o americano Eric Thomson e que quebrou seus votos porque este não suportava ser beijado na boca. Por um conjunto de circunstâncias extraordinárias, Georges convida Eric para jantar em sua casa, para tratarem de negócios. Enquanto isso, o jovem artista Charly persegue Gilberte, mas a irmã desta, Arlette, tenta casá-lo com a jovem Huguette. Baseado na opereta cômica Pas sur la Bouche!, de 1925.
COEURS | MEDOS PRIVADOS EM LUGARES PÚBLICOS
2006, cor, 35mm, 122 min
Roteiro: Alan Ayckbourn e Jean-Michel Ribes.
Em Paris, três homens e três mulheres que não se conhecem vivem no mesmo bairro. Todos são pessoas solitárias, com destinos que ora se cruzam, ora se afastam, cujas vidas interagem durante quatro dias. Adaptação de uma peça de Alan Ayckbourn (2004).
ABORDANDO ALAIN RESNAIS, UM REVOLUCIONÁRIO DISCRETO | UNE APPROCHE D’ALAIN RESNAIS, RÉVOLUTIONNAIRE DISCRET
1980, p&b e cor, 59 min
Direção e Roteiro: Michel Le Clerc
A carreira de Alain Resnais até Meu tio da América, com os testemunhos de seus roteiristas e dos que o conheceram nos anos 1940 e 1950.
O ATELIER DE ALAIN RESNAIS: EM TORNO DE AMORES PARISIENSES| L’ATELIER D’ALAIN RESNAIS: AUTOUR D’ON CONNAÎT LA CHANSON
1997, cor, 50 min
Direção: François Thomas
Os métodos de trabalho de Resnais são expostos por seus colaboradores, da escrita do roteiro à partitura musical. Neste documentário, Resnais define o cinema como uma arte de ateliê.
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