quarta-feira, 30 de julho de 2008

Cinema Nômade com Kubrick

Um cérebro serve para agir, e o mundo-cérebro é Laranja Mecânica: atitudes corporais com um máximo de violência, gestos cerebrais em processo de captura, forças de morte e ritmos de adestramento. “Dê-me um cérebro”, pede o cinema. Um desfile de autômatos é o que lhe damos. Subjetividades protetizadas, robôs dançantes, monstros e zumbis é o que lhe damos. Com uma crítica ácida e impecável, Kubrick perfura este cérebro-mundo, esta membrana inseparável das forças de morte que enclausuram o fora, a serviço de uma ordem interior demente.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Cinema Nômade com Dziga Vertov


Com o híbrido homem-câmera, Vertov radicaliza seu método de montagem permanente, involuindo na matéria fluida da variação universal. O olho não humano, que estaria nas coisas, conecta qualquer ponto do universo a um outro ponto qualquer, em qualquer ordem temporal, em um "espaço qualquer". O "caos irisado" introduz a percepção nas coisas, ultrapassa o intervalo entre ação e reação, decompõe a mimese e a impressão de realidade, acessa o plano luminoso da imanência em sua ondulação cósmica. Vertov, com a exploração dos fatos vividos, realiza uma cine-sensação do mundo. "Eu vejo." "Minha câmera não escreve, mas inscreve." Torna-se visível o invisível. O Homem com uma Câmera é a pedagogia antiilusionista para uma arte construção da vida, princípio ético e estético de uma "verdade a 24 quadros por segundo", estado gasoso da percepção que segue livremente o percurso das imagens-movimento da substância vivente.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Projetor de Imagens Caseiro

Acho que para as oficinas de cine-clinica e modos de vida em video, vamos precisar produzir um desses. É uma alternativa barata e prática, que atenderá bem às necessidades dos projetos do Coletivo Kaosmos.

Cinema Nômade com Estamira e Marcos Prado