terça-feira, 26 de outubro de 2010

sábado, 26 de junho de 2010

Quasi-Cinema na USP


A Lagarta Liberta de Lewis Caroll
Um estudo sobre estilhaços de rosto de um espelho partido

Performance audio-viso-relacional, a partir de fotografias de Arthur Omar, conceitos de Hélio Oiticica e proposições de Newton da Costa.

"Cada face gloriosa é um evento único e um enigma sem fim. Em cada uma delas, não há somente aquilo que são, mas aquilo que fomos, num instante tão breve, que sempre, jamais saberemos." Arthur Omar

Terça -feira, 29 de Junho de 2007.
Às 14hs, na Faculdade de Saúde Pública da USP

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Oficinas de Videocartrografia




Local: Unidade de Referência em Saúde do Idoso (URSI – Ipiranga)

Data: 20 de Abril a 11 de Maio de 2010

Proposta

Discutir com os participantes da equipe da saúde da URSI conceitos que problematizam as relações entre personagens e mundos-próprios no cinema documental.

Experimentar recursos criativos que emergem dos Live Cinemas, a partir da análise fílmica e performatização de obras do cinema documentário brasileiro.

Programação:

20/4/10 – Personagens fabulosos e o caso clínico. Documentação e performance. O Quase-cinema de Hélio Oiticica

27/4/10 – Modelagens: Imagens Movimento e o Cinematógrafo de Bresson

3/4/10 – Modulações: Imersão e Transcinema.

11/4/10 – Multiversões e Ato cine-clínico

Obra a ser trabalhada na oficina: Ônibus 174 de José Padilha


sábado, 2 de janeiro de 2010

Transcinema e a estética da interrupção

"O participador é o sujeito da experiência das imagens, não mais aquele que está
diante de, como o sujeito renascentista, mas aquele que está no meio de, como nos
sistemas imersivos. Neste caso, o “participador” é parte constitutiva da experiência
proposta, não mais um espectador que assiste àquilo que passa, mas um sujeito
interativo que escolhe e navega o filme em sua composição hipertextual, em suas dimensões multitemporais, multiespaciais e descentradas, ao conectar uma rede de
fragmentos de imagens e sons e ao multiplicar os sentidos narrativos." Katia Maciel