segunda-feira, 5 de abril de 2010

Oficinas de Videocartrografia




Local: Unidade de Referência em Saúde do Idoso (URSI – Ipiranga)

Data: 20 de Abril a 11 de Maio de 2010

Proposta

Discutir com os participantes da equipe da saúde da URSI conceitos que problematizam as relações entre personagens e mundos-próprios no cinema documental.

Experimentar recursos criativos que emergem dos Live Cinemas, a partir da análise fílmica e performatização de obras do cinema documentário brasileiro.

Programação:

20/4/10 – Personagens fabulosos e o caso clínico. Documentação e performance. O Quase-cinema de Hélio Oiticica

27/4/10 – Modelagens: Imagens Movimento e o Cinematógrafo de Bresson

3/4/10 – Modulações: Imersão e Transcinema.

11/4/10 – Multiversões e Ato cine-clínico

Obra a ser trabalhada na oficina: Ônibus 174 de José Padilha


sábado, 2 de janeiro de 2010

Transcinema e a estética da interrupção

"O participador é o sujeito da experiência das imagens, não mais aquele que está
diante de, como o sujeito renascentista, mas aquele que está no meio de, como nos
sistemas imersivos. Neste caso, o “participador” é parte constitutiva da experiência
proposta, não mais um espectador que assiste àquilo que passa, mas um sujeito
interativo que escolhe e navega o filme em sua composição hipertextual, em suas dimensões multitemporais, multiespaciais e descentradas, ao conectar uma rede de
fragmentos de imagens e sons e ao multiplicar os sentidos narrativos." Katia Maciel

sábado, 26 de dezembro de 2009

Transcinema

"Conceituamos como transcinema uma imagem pensada para gerar ou criar uma
construção de espaço-tempo cinematográfico em que a presença do participador
ativa a trama que se desenvolve. Transcinema é uma forma híbrida entre a
experiência das artes visuais e do cinema na criação de um envolvimento sensorial
para o espectador que como participador do filme produz a própria montagem,
define velocidades, cores, diálogos em um fluxo combinatório, experimentando
sensorialmente as imagens espacializadas, de múltiplos pontos de vista. Transcinema
é o cinema como interface, isto é, como uma superfície em que podemos ir através." Katia Maciel

Live Cinema

Live Cinema é o Cinema que acontece ao vivo. É uma performance audiovisual onde o próprio diretor, realizador, performer ou artista executa o seu 'filme' ali, na frente da platéia.


Imagine o artista poder mudar o final do seu 'filme', simular novas imagens e sons, novas sequências e acima de tudo criar diferentes narrativas, baseadas na reação que a platéia tem diante da obra. Pois bem, isso é o Live Cinema.


No Live Cinema os artistas - que apresentam seus trabalhos na forma de composições audiovisuais, remixes de filmes consagrados e/ou em obras experimentais de investigação conceitual ou de linguagem - não concebem mais uma obra acabada, mas uma possibilidade de articulação de seus elementos em combinações e re-combinações que nunca se repetem criando uma obra/ experiência/ performance audiovisual única e intransferível.

Imagem-Relação

"A imagem-relação é uma imagem mental, a figura de pensamento pela qual o mental é introduzido na imagem. Portanto, designa relações naturais; aponta para seu objeto em virtude de uma lei; rompe os elos sensoriais motores, ultrapassando as próprias relações e já não se deixando mais exprimir em termos de movimento, mas abrindo-se diretamente sobre o tempo." Gilles Deleuze